quinta-feira, 1 de março de 2012

2

Todos os segredos: de uma sala de jantar (parte 1)


A sala de jantar é um ambiente muito importante em um projeto de interiores. Afinal, quem não gosta de sentar com a família em volta da mesa ou receber os amigos para um jantar?

Mas aí surge a dúvida: como organizar e deixar esse ambiente lindo e funcional?

Na maioria das vezes a sala de jantar está conectada visualmente a sala de estar (às vezes a cozinha também) e aí tem que combinar sofá, cortinas, mesas e aparadores... e tem a iluminação também... 'será que esse pendente vai ficar bom com o resto?' Ihhh... complicou!?!

O segredo de tudo: planejamento.

QUAIS SÃO SUAS NECESSIDADES E DE QUANTO ESPAÇO VOCÊ DISPÕE

Em primeiro lugar, é muito importante avaliar o uso que esta sala vai ter. Faça (e anote as respostas!) as seguintes perguntas:

- Qual a quantidade de pessoas que o espaço deve atender?
- Qual a dimensão (largura x comprimento) que meu espaço tem?


ELEMENTO CENTRAL: A ESCOLHA DA MESA

Para dimensionar e escolher sua mesa é importante você atentar para a proporção que ela vai ter em relação ao seu espaço. Mantenha um bom espaço de circulação ao redor dela de no mínimo 90cm e 120cm é a medida ideal.

É só a partir dessa medida que você vai escolher o formato e tamanho de sua mesa de jantar.


Mesas retangulares acomodam mais pessoas, além disso se adaptam melhor em ambientes mais estreitos. Já mesas redondas ou quadradas necessitam de um espaço muito grande para acomodar mais que 8 pessoas, o que não é recomendado já que acabam se tornando desconfortáveis.

Use a tabela abaixo para se orientar a escolher sua mesa, conforme o espaço de que você dispõe.





A ESCOLHA DAS CADEIRAS 

A primeira coisa a verificar é que sejam ergonomicas, ou seja, que otimizem o bem-estar e sejam compatíveis com a função de comer que será exercida na mesa. O ideal é provar e verificar se você gosta, se ela serve para longo tempo de permanencia que as refeições podem exigir (um luxo nos dias de hoje!).

O tamanho é fundamental! Você deve seguir uma regra de proporção, ou seja, se já não tem muito espaço de circulação e se sua mesa não é enorme para quê cadeiras tão grandes? Nesse caso você pode, por exempo, optar por cadeiras transparentes ou peças bem leves que darão sensação de amplitude no espaço.


Peças leves ou transparentes ampliam o espaço


Lembre-se de usar modelos com braços apenas para as extremidades. Assim você conseguirá espaços mais confortáveis entre cada pessoa. Além disso, os modelos com braços ficam muito elegantes nas extremidades e podem compor com modelos iguais, sem braços, no restante da mesa. As cadeiras podem ainda ser do mesmo conjunto que a mesa, ser diferentes uma das outras ou complementares... vai depender muito do seu estilo!

Deixe as cadeiras com braços nas extremidades da mesa

Dá para misturar cadeiras e mesa de diferentes estilos

Exemplo de como usar cadeiras complementares. Aqui foi feito um link entre os tecidos usando-se o mesmo modelo.

Cadeiras contrastanto com a mesa branca

Outra estratégia: usar a mesma cor e variar o modelo na extremidade

E aqui a festa das cadeiras! É super tendência e você não precisa usar tudo igual!

A escolha do tecido ou acabamentos deve seguir a regra dos links que já explicamos aqui. (Lembra? Se não sabe do que estamos falando clica aqui!)


Por enquanto é isso! Se não o post vai ficar enoorme e cansativo!
Volto aqui com a parte 2 com os detalhes e iluminação de salas de jantar!!

Espero que tenha super ajudado!

Beijos e inspirações!




Imagens: Casa Abril, Minha casa minha cara, Blog Orange Design, Mundo das Dicas, Casa Claudia, Decora Mimosa.

2 comentários:

  1. Lindas e ótimas dicas!!! Obrigada!! :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris que lindas...gostei muito da 4ª com essas cadeiras de braço.
    Vou aguardar anciosa pelo próximo post. Estou terminando minha casinha e pra dizer bem a verdade não entendo de decoração..hehehe...vou precisar de muita ajuda...posso contar com vc néh????
    bjos e fique com Deus,
    Marlene

    ResponderExcluir

É muito bom quando você comenta! Sentir esse carinho aí do outro lado é o que estimula a gente a escrever e aprimorar! Melhor ainda quando você escreve sobre o assunto criando um ambiente de troca mútua de ideias!
Obrigado e te espero sempre aqui!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...