Por onde começar?

Não existem regras estáticas para decoração. Cada caso é um caso. Cada casa é uma casa!
O que você pode fazer, seja qual for seu gosto pessoal ou suas necessidades, é observar algumas questões básicas que vão te encaminhar no processo.

Você pode ainda contar com a ajuda de um profissional que deverá te incluir inteiramente no processo. Ficará mais fácil se você já tiver uma boa base para começar!


O 'pano de fundo'

Pense em uma base neutra. Tons naturais como o branco e off-whites, preto, tons prata e cinzas, os beges e marrons harmonizam facilmente com a maioria das cores. Para reconhecê-las pense nas tonalidades que quando usadas não se destacam num primeiro contato visual. 



Use-as para compor o pano de fundo da decoração. Para isso, pense nas grandes áreas do seu ambiente: paredes, piso, cortinas, peças/mobiliário grandes.


Cores

Introduza uma paleta de cores na sua mente. Isso irá facilitar seu planejamento,a execução e aquisição de peças e mobiliário. Também será mais fácil fujir do esquema e destacar algum objeto em especial.


Procure manter os tetos brancos, o que facilita a iluminação dos espaços.

A escolha consciente das cores que vão personalizar sua paleta é importante porque as cores induzem sensações no ser humano. Elas tornarão seu ambiente mais frio/quente e influenciarão também na sua energia (relaxante ou revigorante).

Revestimentos

Alguns cuidados são preciosos na compra de revestimentos.

Cerâmica x Porcelanato
O porcelanato é um tipo de cerâmica produzida com matérias-primas nobres. Possui baixa absorção de água, maior resistência mecânica e menor dilatação térmica. Além disso, suas bordas sempre são retificadas o que faz com a junta de rejuntamento seja menor (junta seca até 2mm) mantendo uma aparência final mais bonita e uniforme. Você também poderá adquirir cerâmicas que não são porcelanatos com bordas retificadas a preços mais em conta.

Cuidados extras na aquisição de pisos cerâmicos
Prefira revestimentos classe A e confira o PEIE, que é o índice que indica a resistência à riscos e tráfego.

Resistência química
Classe A
Ótima resistência a produtos químicos
Classe B
Ligeira alteração de aspecto
Classe C
Alteração de aspecto bem definida

Resistência à abrasão
PEI
Tráfego
Prováveis locais de uso
0
-
Paredes (desaconselhável para piso)
1
Baixo
Banheiros residenciais e dormitórios
2
Médio
Ambientes sem porta para o exterior e banheiros
3
Médio-alto
Cozinhas, corredores, halls e quintais
4
Alto
Residências, garagens, lojas, bares, bancos, restaurantes, hospitais, hotéis e escritórios
5
Altíssimo
Áreas públicas, shopping centers, aeroportos, padarias
e fast-foods
Fonte: Centro Cerâmico Brasileiro (CCB) e Anfacer


Materiais

O legal é  misturar! A dica básica é equilibrar as porções com madeira, inox, vidro... materiais opacos em contraposição aos transparentes ou com brilho. Sempre em porções contidas usando uma regra de pesos e explorando as texturas.

Isso torna o espaço instigante ao olhar. Demoramos um pouco mais para perceber os detalhes ao mesmo tempo que a unidade está em harmonia e nos prende.  Trabalhe com o que chamo de "Regra dos links". Link as informações visuais, materiais, cores e texturas!

O que não dá é para ser tudo muito parecido e não igual! Aí parece que é um erro e ainda por cima, sobrecarrega o ambiente e não o torna interessante ao olhar...


continua... com dicas de texturas, iluminação...


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...